BEM-VINDO !

Saudamos a todos que amam a terra e fazem dela uma fonte saudável de trabalho e lazer.

PODA DE FORMAÇÃO DAS ÁRVORES FRUTÍFERAS

A poda de formação da copa de uma fruteira é praticada desde o plantio da muda até que a planta tome o formato e tamanho desejado. Ela tem por finalidade formar a estrutura básica da planta. Visa também proporcionar à planta uma altura de tronco, com respeito á saída das primeiras ramificações da copa em relação ao solo, e uma estrutura de ramos adequados à exploração frutícola.
A poda de formação da copa é exigida para todas as fruteiras, já na fase de plantio da muda. Enquanto que nas fruteiras tropicais e subtropicais consiste apenas em deixar de três a quatro ramos primários bem posicionados, para culturas de clima temperado ela é feita também no segundo e até no terceiro ano após o plantio. Essa operação é feita no inverno ou seja na fase de dormência da planta, para evitar efeitos negativos que podem ananizar a planta.
As plantas de clima tropical e subtropicais, como mangueiras, abacateiros, citros, goiaba, etc, não são exigentes em podas de formação, bastando deixar os ramos básicos nas mudas e eliminar aqueles mal formados. Já as plantas de clima temperado, como a videira, pessegueiro, macieira e outras, é fundamental conhecer as formas de condução da copa e os procedimentos recomendados para a poda de formação para os três primeiros anos de vida.